08
Mar
08

Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é mais uma daquelas datas que o comércio faz a festa. Homens de todo o mundo estão agora desesperados para dar algum presente às suas amadas, namoradas, esposas e/ou amantes.

A história do Dia Internacional das Mulheres começa com a inserção das mulheres no mercado de trabalho após a Revolução Industrial. As mulheres saíram dos lares, mas não conseguiram os mesmos direitos que os homens. Até hoje as pesquisas revelam que as mulheres ganham menos ocupando o mesmo cargo. Mas já foi bem pior.

Em 8 de março de 1857 em Nova York as mulheres protestavam contra as más condições de trabalho e salários menores do que os dos homens. Situação que ainda permanece. O incêndio da fábrica da Triangle Shirtwaist, também em Nova York, não aconteceu em 8 de março como se supõe e nem ocorreu devido aos protestos femininos. O boato sugere que durante o protesto as mulheres teriam sido trancadas e queimadas vivas totalizando 129 trabalhadoras queimadas vivas. No verdadeiro incêndio, o pior da cidade de Nova York, morreram 146 trabalhadoras. O incêndio de Triangle Shirtwaist ocorreu em 25 de Março de 1911.

Os protestos por melhores condições de trabalho se seguiram nos anos seguintes. Em 1908, 15 mil mulheres exigiam nas ruas de Nova York redução de horário de trabalho, melhores salários e o direito ao voto. A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi realizada em 28 de Fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, motivada pelo Partido Socialista da América. Em 19 de março de 1909 ocorreram protestos na Alemanha para relembrar as promessas não cumpridas pelo rei da Prússia aos direitos das mulheres.

Em 1910, na primeira conferência internacional sobre a mulher, realizado na Dinamarca, o dia 8 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher. No ano seguinte um milhão de pessoas celebraram a data em alguns países da Europa. O Dia Internacional da Mulher de 1917 foi uma importante data para a Revolução Bolchevique na Rússia. Cansadas da guerra e opressão as mulheres aproveitaram a data para forçar a retirada das tropas russas da Primeira Guerra Mundial através de uma greve geral. Quatro dias depois o tsar Nicolau II foi deposto do cargo. O Governo Provisório garantiu às mulheres o direito de votar. O Dia Internacional da Mulher se tornou oficial graças aos esforços da feminista Alexandra Kollontai para relembrar a luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos políticos.

Com o passar dos anos o Dia Internacional da Mulher se tornou uma data romântica. O comércio se aproveitou da mudança de uma data que começou por melhores condições de trabalhos e poderes políticos iguais para uma data de presentes de homens arrependidos e apaixonados. O Dia Internacional da Mulher se tornou uma data importante no calendário de vendas. Em vários países a data é feriado nacional, mas o que realmente importa é que os comerciantes fazem a festa no 8 de março, todos os anos.

Em Moçambique o Dia da Mulher Moçambicana é comemorado em 7 de abril, data da morte de Josina Machel, esposa do primeiro presidente de Moçambique. Assim que o país conquistou a sua independência de Portugal em 1975 a data foi oficializada como feriado nacional. Josina Machel integrou a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) quando jovem, casou-se com o futuro presidente. Josina Machel morreu vítima de doença em 7 de abril de 1971.

Uma das frases do Dia Internacional da Mulher que mais me chamou a atenção foi que a mulher não precisa de datas, talvez esta seja a melhor frase do Dia Internacional da Mulher e mais verdadeira do que inúmeras frases românticas procuradas pelos homens ou mulheres para agradar outras mulheres. Os artigos e textos que li sobre o dia das mulheres me deixaram convencido que as mulheres dão menos bola do que os homens para esta data. Talvez seja a síndrome do conquistador. O cara dá uma de gente fina, de respeitador às mulheres com o objetivo de consumi-las. No dia 9, ele esqueceu as flores com o belo texto sobre o Dia das Mulheres. A maioria dos belos versos e frases em homenagem às mulheres será logo esquecida. Aquelas frases inteligentes retiradas de reportagens sobre o Dia Internacional da Mulher serão apagadas pelos gestos cotidianos. Apesar de tudo alguns realmente levam a sério que todos os dias são os dias das mulheres, e que todos os dias são os dias dos homens, seja lá qual for a sua opção sexual.

Eu, tive mulheres maravilhosas à minha volta, exemplos de garra, de força, de TUDO, e vejo que sem essas, eu não seria nada, pois estas, sempre estiveram ao meu lado, pro que desse e viesse, por isso desejo a vocês, TUDO DE BOM PERFEITO que a vida pode oferecer!

Parabéns às mulheres pelo dia 8 de março. Hoje é o seu dia. Amanhã e depois também.

Nota Mental:

Nós homens, sem as mulheres, não somos NADA, NADA MESMO… nem cornos!


12 Responses to “Dia Internacional das Mulheres”


  1. March 8, 2008 at 5:06 am

    Oiiiiiiii Inho xD

    Não poderia deixar de comentar sobre esse excelente post, pois confesso que não conhecia a história de uma forma tão completa.

    E agradecer também pelos ‘Parabéns’!
    Não só aqui no Blog, como no Msn…
    Pois você foi o primeiro a me desejar isso! xD

    T amodoro demaisss ChatINHO da minha vida! s2

    Bjsss super carinhosos…Inha

  2. 2 Bianca
    March 8, 2008 at 5:53 am

    Oi Diego, muito obrigado pelo parabéns vc foi o primeiro a me desejar. Beijosssssssssssss.

  3. 3 Ana Carolina
    March 8, 2008 at 17:03 pm

    Maninho , lindo o post do dia internacional da mulher …
    Brigada em nome de todas as mulheres neh ?
    E parabéns aos homens também neh ?
    Ah Diego , amo você ! ;]
    beijãao.

  4. 4 Mah
    March 8, 2008 at 18:00 pm

    õ/

    Muito bom o post! dorei…!
    Excetooooo essa tua nota mentahsuhasuh
    ….mas isso é só uma coisa que botam na tua cabeça!
    :*************
    Brigado viu😀

  5. 5 Gi
    March 8, 2008 at 18:02 pm

    Tirando a nooota*
    O post tah otimoo!
    Nós somos Liindaaaaaas

    ;D

    ;**

  6. March 10, 2008 at 0:06 am

    Obrigada di,
    adorei o post e saiba q eh verdadeiro
    sempre que precisar pode contar comigo
    beijos

  7. 7 diana
    April 7, 2008 at 7:55 am

    obrigada a todos. adoro vos

  8. February 22, 2009 at 10:12 am

    Prezado Diego,
    Paz e Felicidade.

    Parabenizo-lhe pelo resumo de seu texto sobre o Dia Internacional da Mulher e sua observação quanto ao sentimento consumista e adianto,até mais do que isto, o aproveitar a data, para uma exploração inescrupulosa dos verdadeiros e imensuráveis valores da mulher.
    Diego aproveito também, para lhe pedir autorização para divulgação da parte da pesquisa histórica de seu texto, dizendo que concordo com o dito. Grato Noel Carmo

  9. 9 Mikaella
    February 27, 2009 at 12:41 pm

    Queria comentar q esse site não tem falando sobre os direitos q as mulheres conseguiram desde a revoluçao industrial ate hoje

  10. 10 berruga
    March 5, 2009 at 19:08 pm

    que frase mais tosca essa no final
    aff

  11. 11 Ana Flavia
    March 17, 2009 at 5:05 am

    Parabéns pelo post, porém não podemos deixar de ter uma visão crítica sobre os fatos que nos rodeiam.

    LUGAR DE HERÓI É NO ANONIMATO !!! , segundo a moralidade e a capacidade de reflexão que a nossa sociedade costuma apresentar.

    Pode ter a certeza de que o tipo de vida que algumas daquelas atrizes americanas levavam nos anos 40 ou 50 influenciaram muito mais a mente das mulheres comuns do que qualquer movimento trabalhista, martírios ou protestos sociais do passado. Acredito que já deu para perceber que as pessoas de notoriedade costumam conseguir certas coisas que as do povo ou não conseguem, ou tem dificuldade maior em conseguir.

    De resto, assim como o Natal, o Dia das Mães e outras datas, este dia tem mais a ver com lucros para o comércio.

  12. March 7, 2010 at 18:57 pm

    Oi Diego,
    gostei do seu texto, sério, correto e sensível, mas no final v. deu um tropeço não é? Ao dizer que os homens não são nada sem as mulheres, nem cornos, parece que ser corno é uma condição necessária ao homem e que ser adúltera é inerente à mulher. Pense bem. Existem mulheres cornas? Talvez porque elas sejam muito mais traídas do que os homens, daí porque não exista nem o adjetivo para o feminino.
    Claro que os homens não seriam nada sem as mulheres, nem mesmo nasceriam.
    Chamo a sua atenção porque já que você gosta das mulheres, é preciso estar ligado para não incorrer nos lugares-comuns machistas.
    Continue amando as mulheres mas considere que a carne é fraca para todos os gêneros.
    abraço


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: